Águas subterrâneas de 90% das cidades chinesas estão contaminadas
2005-12-29
As águas subterrâneas, que fornecem quase 70% da água potável a 1,3 bilhão de chineses, estão contaminadas em 90% das cidades chinesas, informou quarta-feira (28/12) a agência chinesa de meio ambiente, citada pela agência semi-oficial Notícias da China.
Segundo um estudo recente, as águas subterrâneas de 90% das cidades chinesas foram contaminadas por elementos químicos e inorgânicos, e inclusive o vice-diretor da Administração Estatal de Proteção ao Meio Ambiente (SEPA, no acrônimo em inglês), Zhang Lijun, considerou grave a situação.
As águas subterrâneas também representam 40% da água usada na irrigação do campo.
Segundo o relatório feito pela SEPA, a contaminação da água, que atinge particularmente as cidades do norte da China, causa perdas econômicas estimadas em dezenas de bilhões de dólares.
A SEPA lançou, no ano passado, projetos para combater o fenômeno da contaminação das águas subterrâneas, informou a agência Nova China.
Dois acidentes ocorreram recentemente na China, um no nordeste do país, na província de Heilongjiang, e o outro no sul, na província de Guangdong, que contaminaram rios e deixaram sem água durante vários dias os moradores de várias grandes cidades.(AFP, 28/12/05)
Link: http://noticias.uol.com.br/ultnot/afp/2005/12/28/ult1806u3023.jhtm