Piores enchentes das últimas décadas mataram mais de 130 pessoas no Sudeste Asiático
2005-12-28
O último levantamento divulgado pelas autoridades dos países da região peninsular do Sudeste Asiático revela que pelo menos 130 pessoas já morreram durante as recentes inundações, que são consideradas as piores das últimas décadas na região.
Nas últimas três semanas, as inundações que atingiram cerca de quatorze províncias do sul da Tailândia provocaram 52 mortes e deixaram milhares de famílias isoladas em áreas remotas, com grande falta de alimentos e remédios.
O governo local ainda divulgou que mais de um milhão de habitantes foram afetados pelas enchentes, e que a recuperação das áreas mais castigadas das províncias de Phattalung, de Pattani e de Songkhla deverá levar cerca de um mês.
Altas temperaturas
Na região central do Vietnã, o saldo de vítimas fatais já chegou a 69, dividido entre as províncias de Khanh Hoa (32 pessoas), de Phu Yen (14 pessoas), de Binh Dinh (11 pessoas) e de Quang Ngai (5 pessoas), principalmente em função de deslizamentos de terra.
Já na Malásia, as piores tempestades dos últimos trinta anos foram responsáveis pela morte de nove pessoas e por diversos prejuízos e danos nas cidades costeiras.
Nos próximos dias, as áreas de instabilidade formadas sobre as águas quentes do Oceano Índico deverão provocar temporais isolados em grande parte do Sudeste Asiático, enquanto que as temperaturas máximas ficarão acima de 32C nas áreas mais ao sul da região. (UOL-INFOTempo 27/12/05)