China: diálogo sobre crise nuclear será retomado em janeiro
2005-12-27
O di·logo multipartite sobre o desarmamento nuclear norte-coreano, suspenso em novembro, ser· retomado no mÍs de janeiro, informou o m·ximo negociador chinÍs em entrevista transmitida hoje pela Televis„o Central Chinesa (CCTV).
- Esperamos que todas as partes envolvidas se esforcem de maneira conjunta para iniciar em janeiro a segunda fase da quinta rodada do di·logo, disse Wu Dawei, vice-ministro de Exteriores e m·ximo negociador chinÍs nas conversas que envolvem ainda as duas CorÈias, EUA, Jap„o e R˙ssia.
Diálogo a seis
A primeira fase da quinta rodada acabou em 11 de novembro com a declaraÁ„o do paÌs anfitri„o que comprometia as partes a formularem propostas concretas a partir da declaraÁ„o conjunta emitida no final da quarta rodada, em setembro, e que coloca como objetivo comum uma penÌnsula coreana desnuclearizada.
- Neste momento, h· algumas dificuldades no di·logo a seis. Esperamos que os Estados Unidos e a CorÈia do Norte faÁam esforÁos positivos com vistas ‡ retomada das conversas, disse Wu.
Na semana passada, a CorÈia do Norte contradisse a declaraÁ„o de setembro ao anunciar que seguiria adiante com seu programa nuclear para se proteger de um eventual ataque dos EUA, e citou as sanÁıes impostas por Washington em 2002 como exemplo da polÌtica hostil dos americanos.
A China, m·ximo aliado do regime norte-coreano, pressionou seu protegido neste fim de semana com encontros em Pequim, onde estiveram no fim de semana o vice-primeiro-ministro norte-coreano, Ro Tu Chol, e o subdiretor do EscritÛrio para a ¡sia do MinistÈrio norte-coreano de Exteriores, Song Il Ho.
Grupos de trabalho
O jornal estatal China Daily informou pela primeira vez do encontro de Song com seu colega japonÍs, Akitaka Saiki, no fim de semana em Pequim, onde ambas delegaÁıes decidiram criar trÍs grupos de trabalho para solucionar suas diferenÁas. Os grupos de trabalho, cuja atividade comeÁar„o em janeiro segundo Saiki, buscar„o soluÁıes ao problema dos treze japoneses seq¸estrados por Pyongyang nos anos setenta para treinar seus espiıes, sobre o arsenal nuclear norte-coreano e sobre as compensaÁıes que a CorÈia do Norte exige ao Jap„o por sua invas„o (1910-1945). O objetivo destes trÍs grupos È restabelecer as relaÁıes diplom·ticas entre os dois paÌses, cujos conflitos foram um dos obst·culos nas cinco rodadas do di·logo sobre a crise nuclear realizadas desde 2003.(EFE 26/12/05)