Obras na Tristeza facilitarão abastecimento de água na capital
2005-12-27
O novo ponto de captação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Tristeza do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) deverá ser finalizado até fevereiro. A obra, avaliada em R$ 1,6 milhão, começou em agosto entre as avenidas Guaíba e Diário de Notícias.
Irão beneficiar 43 mil pessoas, facilitando o abastecimento na região. A iniciativa diminuirá as despesas com tratamento, já que a água será captada longe da margem do Guaíba. –No ponto de maior correnteza, a água é de melhor qualidade, representando menos custos porque não exige tanta adição de produtos químicos–, disse o diretor geral do Dmae, Flávio Presser. (CP, 27/12)
A nova linha de captação é uma das medidas para corrigir os efeitos da proliferação de algas e a dificuldade de captar água no verão, quando o nível do Guaíba baixa muito. A obra está na fase subaquática. Estão sendo lançados 72m de tubulação em polietileno de alta densidade. Essa etapa terá 540m. A parte terrestre, desde a Estação de Bombeamento de Água Bruta Tristeza até a margem do Guaíba, mede 170m. (CP, 27/12)