Encontrada baleia morta no litoral gaúcho
2005-12-27
Uma baleia medindo mais de 12 metros de comprimento foi encontrada morta na manhã de ontem (26/12) na praia de Salinas, no Litoral Norte. O Corpo de Bombeiros e o 1º Pelotão Ambiental de Tramandaí foram acionados. A presença do animal, um macho, na areia atraiu a atenção dos veranistas.
Estudante de Biologia na Unisinos e estagiário do Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do RS (Gemars), Rodrigo Machado foi ao local com uma viatura do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar) da Ufrgs. Pretendia identificar a espécie da baleia a partir do crânio, mas foi impedido pelo adiantado estado de decomposição do animal.
–Ela é da família Balaenopteridae, que inclui baleia jubarte, baleia-azul, baleia-minke e baleia-de-bryde–, explicou, acrescentando que após os ossos do crânio ficarem limpos da carne e da gordura é que se poderá identificá-la com precisão.
O crânio e a mandíbula foram levados pelo estudante, enquanto o resto da carcaça foi enterrado pela Prefeitura de Cidreira em terreno adequado e longe da praia. Tecidos e gordura do cetáceo foram coletados para análise e apuração das causas da morte. (CP, 27/12)