Europa obriga instalação de filtros em carros
2005-12-26
A CE - Comissão Européia aprovou na quarta-feira (21) uma proposta de legislação sobre um conjunto de medidas conhecidas como Euro 5, destinadas a conseguir uma redução drástica de até 80% das emissões de partículas e gases poluentes dos carros na UE - União Européia.
O vice-presidente da CE e comissário de Indústria e Empresas, Günter Verheugen, explicou em entrevista coletiva que os novos limites imporão aos veículos a diesel uma diminuição de 80% das emissões, com o que passarão de 25 para 5 miligramas por quilômetro.
Isto obrigará à instalação de filtros de partículas em todos os carros movidos a diesel porque, segundo Verheugen, tecnicamente já não será factível conseguir esses números sem incorporar este novo elemento.
Contribuição da indústria
Os novos motores a diesel diminuirão em 20% suas emissões de óxido de nitrogênio, de 250 para 200 miligramas por quilômetro, enquanto que os de gasolina reduzirão suas emissões de 80 para 60 miligramas por quilômetro (25%).
A redução de emissões de hidrocarbonetos nos novos motores a gasolina cairá de 100 para 75 miligramas por quilômetro, 25%, segundo Verheugen. Ele afirmou que, com os novos limites, a indústria européia do automóvel contribuirá em 10% à redução de emissões dentro da estratégia de qualidade de vida na UE.
Requisitos ambientais
Para o futuro, o comissário de Indústria disse estar convencido de que os automóveis europeus - setor no qual a UE é pioneira - só poderão abrir caminho no mercado se atenderem aos mais altos requisitos ambientais, de qualidade e design.
A nova legislação permitirá ainda que as oficinas de reparação disponham de sistemas para supervisionar a qualidade das emissões dos veículos. O objetivo da proposta aprovada pela CE é que os novos motores emitam menos gases de efeito estufa.
A proposta está alinhada com os objetivos do Protocolo de Kyoto para alcançar um nível de emissões de 120 miligramas por quilômetro, objetivo fixado pela UE. (Estadão Online 24/12/05)