Nova taxa de carbono para aviação na Suíça
2005-12-26
O governo da Suíça juntamente com parlamentares concordaram em estabelecer uma taxa sobre o bilhete aéreo, entre 96-420 coroas ($12-54), dependendo da classe em que o passageiro viaja, segundo o Ministério de Finanças.
A taxa faz parte de um acordo entre o governo social democrata e o Partido Verde, o qual tem exigido esforços para a mitigação das mudanças climáticas em troca de apoio para o governo. As companhias aéreas tem expressado revolta contra os planos para inserir mais taxas. - A taxa será cobrada de acordo com a classe em que o passageiro viaja e com a rota, se é dentro ou fora da Europa, segundo declarações do ministério.
Companhias reclamam
A taxa mínima de 96 coroas será aplicada em viagens feitas na classe mais barata dentro da Europa, aumentando o preço para 192 coroas para outras categorias de bilhetes dentro da Europa e para 420 coroas para outras viagens aéreas.
A taxa entrará em vigor em julho de 2006, mas não se aplicará para bilhetes emitidos antes de 1° junho para viagens realizadas antes de 1° de janeiro de 2007. Uma das companhias que mais tem criticado a taxa é a econômica Ryanair, alegando que é estúpida. Outra companhia que reclamou foi a Scandinavian airline SAS. (CarbonoBrasil 24/12/05)