Agroecologia de Lages (SC) conquista prêmio
2005-12-26
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) tornou público o resultado do concurso nacional de sistematização de experiências, que busca identificar iniciativas que estejam adotando os princípios da agroecologia implementadas em todo o País. O objetivo, além de premiar e distinguir as melhores experiências, é torná-las públicas e disponibilizar seus resultados à sociedade. Um projeto do Centro Vianei de Educação Popular, uma ONG de Lages, é o único de Santa Catarina a constar entre as 50 experiências vencedoras em nível nacional.
O projeto inscrito pelo Centro Vianei no concurso se denomina Resgate, produção e melhoramento de sementes de milho crioulo (Zea Mays L.) na agricultura familiar de Santa Catarina. Assim como os outros 49 projetos incluídos na relação final dos melhores, a entidade de Lages será contemplada com R$ 20 mil pelo MDA, dinheiro que para ser liberado precisará do envio de um outro projeto sobre o assunto por parte da entidade ao MDA. Os responsáveis pelo projeto são os agrônomos Natal João Magnanti e Simone Aparecida Pereira.
Deste o início dos anos 1990 o Centro Vianei vem trabalhando com a temática de resgate, produção e melhoramento genético de milho crioulo na agricultura familiar da região e de Santa Catarina. Com diversas parcerias, o Vianei coordenou três ensaios nacionais, com mais de 40 diferentes variedades de milho crioulo. Ainda construiu, em conjunto com outras organizações, diversos ensaios catarinenses (com 26 variedades) e ensaios locais (com variedades colhidas, mantidas e apresentadas pelos agricultores).
Entre os objetivos do trabalho estão: valorizar o conhecimento local, bem como dos materiais genéticos crioulos; formar os agricultores familiares para que possam produzir suas próprias sementes, utilizando para isso bases científicas; produzir sementes com maior adaptação às características locais e regionais.
Atualmente, o Centro Vianei mantém trabalhos com lavouras de produção de sementes nos municípios de Celso Ramos, Anita Garibaldi, Bom Retiro e Abdon Batista. (A Notícia, 25/12)