Verduras da horta do presídio são doadas em bairros de Rio Grande
2005-12-26
Devido ao aumento significativo na produção da horta comunitária da Penitenciária Estadual de Rio Grande (Perg), os coordenadores do projeto também ampliaram as doações. Além de doar hortigranjeiros a entidades assistenciais do Município, atualmente estão contemplando as pessoas que vão ao presídio visitar os apenados e moradores da periferia do Município.
Quarta-feira (21/12), os favorecidos foram moradores dos bairros Cidade de Águeda e Castelo Branco. De acordo com o agente penitenciário Eduardo Moço, coordenador da horta, foram distribuídos no local 150 molhes de couve, 100 pés de alface e duas caixas de pepino. A produção semanal da horta é de aproximadamente 800 molhes de couve, 100 molhes de cenoura, 300 pés de alface e quatro caixas de pepino.
Para fazer a entrega, foi utilizado um caminhão da Prefeitura Municipal, pois o projeto ainda não conta com viatura própria. Um grupo de 21 apenados atuam no projeto e já estão plantando culturas de verão, como melancia, milho, feijão, mandioca e tomate.
A horta comunitária, iniciada em 2002, faz parte de um projeto de ocupação dos apenados e trabalho comunitário, por meio do qual os presos passam a ter uma atividade que reverte benefícios à sociedade. Os apenados fazem a preparação da terra e o plantio. Todas as terças-feiras, 18 entidades recebem produtos lá cultivados. (Jornal Agora, 25/12)