Pioneer começa a explorar gás na África do Sul
2005-12-23
A Pioneer Natural Resources Company anunciou ontem (22/12) o desenvolvimento de atividades de um projeto offshore na África do Sul. A companhia é Pioneer é parceira da PetroSA, a companhia nacional de petróleo da África do Sul, para desenvolver em conjunto os campos de gás da Costa Sul a fim de prover estoques para a unidade onshore de gás liquefeito da PetroSA, localizada em Mossel Bay. Ambas as companhias aprovaram o projeto. A Pioneer detém 45% de participação no projeto e a PetroSA conta com 55%.
Desde 2003, a Pioneer e a PetroSA produzem petróleo a partir do campo de Sable e fornecem gás natural. O projeto Gás da Costa Sul incluirá as áreas submarinas do campo de Sable e seis acumulações adicionais de gás existentes nas unidades da plataforma de transporte F-A, através de dutos da planta de gás natural. Espera-se que a produção comece na segunda metade de 2007 e aumente em uma média de aproximadamente 100 milhões de pés cúbicos por dia de gás e três mil barris por dia de condensado. A fase inicial do projeto deve ir até 2012.
A Pioneer é a maior empresa de gás e petróleo independente, estando sediada em Dallas, no Texas (Estados Unidos), com operações também na Argentina, na África e no Canadá. (Agência Mbendi, África, 22/12)