Chechenos são asfixiados por gás
2005-12-23
Um vazamento em massa de veneno que começou no último dia 17, na Chechênia, causou problemas de saúde em diversas pessoas, embora os efeitos não sejam graves, segundo médicos locais. Três adolescente,s que foram hospitalizados dia 19 voltaram para casa ontem (22/12). A intoxicação atinge apenas a região de Grozny. Mas duas crianças da localidade de Kulary apresentaram sintomas similares, e um menino chegou a ser encaminhado ao hospital. Kulary fica a aproximadamente 15 quilômetros de Grozny.
O número total de pessoas que passou a apresentar sintomas de uma doença misteriosa na região de Shelkovsky chegou a 72, incluindo 53 crianças e adolescente, a maioria garotas, e 19 adultos. Todos tiveram dores de cabeça, tontura, asfixia e ataques de pânico. A causa foi o envenenamento por gás, conforme médicos de atendimento de emergência.
A substância ainda não é conhecida, mas os médicos garantem que dificilmente se trata de envenenamento por alimentos. As autoridades chechenas chamaram a ajuda de militares para assistir às vítimas, muitas delas afetadas por paralisia. Todas as escolas da região de Shelkovsky estarão fechadas até segunda-feira que vem (26/12).
Toxicologistas de Moscou já fizeram amostras de água, solo e ar nesta quarta-feira (21/12). Os resultados devem sair dentro de, no máximo, dois dias.
(Kommersant, 22/12)