EPA adota padrões para incineradores remanescentes
2005-12-23
A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) está requerendo novos padrões de desempenho para reduzir as emissões de poluentes do ar provocadas pelas categorias remanescentes de incineradores, conforme exige o Clean Air Act, a lei mais importante na área de regulamentação da qualidade do ar. Esta categoria é denominada –incineradores de outros resíduos perigosos (OSWI)–.
Os OSWI consistem na combustão de resíduos municipais em unidades muito pequenas. Os padrões finais irão fornecer importantes melhorias na proteção da saúde humana e do meio ambiente por meio da redução de aproximadamente 1,9 mil toneladas por ano de poluição do ar de um total de 248 incineradores estimados a serem objetos desses novos padrões.
A combustão de resíduos municipais muito pequenos em incineradores queima menos de 35 toneladas por dia de lixo coletado de fontes residenciais, comerciais e institucionais – de escolas privadas, igrejas e organizações civis. A EPA recentemente estabeleceu regulamentações para controlar as emissões de grandes incineradores municipais (com capacidade maior do que 250 toneladas por dia); pequenos combustores de resíduos municipais (de 250 a 35 toneladas por dia de capacidade); incineradores de resíduos médicos; e incineradores de resíduos comerciais e industriais.
Esses padrões finais estabelecerão os limites de emissões para nove poluentes do ar que derivam desses incineradores: materiais particulados, dióxido de enxofre, compostos de cloro hidrogenados, óxidos de nitrogênio, monóxido de carbono, chumbo, cádmio, mercúrio e dioxinas e furanos. (Capitolium News, 12/12)