Europa precisa desenvolver programas para reduzir lixo
2005-12-23
A União Européia irá estimular seus 25 Estados membros para que desenvolvam programas nacionais para combater os níveis crescentes de geração de resíduos, de modo que se consiga constituir uma –sociedade da reciclagem–. A informação foi dada nesta quarta-feira (21/12) por agentes do governo europeu.
A Comissão Européia anunciou planos de tornar mais rigorosa sua legislação de 30 anos sobre tratamento de resíduos, estabelecer novas metas de reciclagem e dar dinamicidade a leis já existentes, de forma que a legislação do setor fique, como um todo, mais rigorosa.
–O volume de resíduos tem crescido de forma desproporcional, adiantando-se mesmo ao crescimento econômico–, diz o comissário do Meio Ambiente da Comissão Européia, Stavros Dimas, que estima um aumento de 19% no volume de resíduos nos municípios dos 25 países do bloco. O aumento significa que a confiança nos aterros sanitários – amplamente considerados entre as últimas formas ecológicas de lidar com os resíduos – caiu gradualmente, a despeito dos grandes esforços de reciclagem existentes na União Européia, assinala o executivo, em declaração oficial.
O revigoramento das regras e o restabelecimento de padrões para a reciclagem de resíduos devem entrar em vigor em 2008. A partir de então, os governos terão três anos para finalizar seus próprios programas de ação nesta área. (Planet Ark, 22/12)