Projeto Floresta Urbana arrecada oito toneladas de material reciclado
2005-12-23
Lançado em julho de 2005, o Floresta Urbana arrecadou mais de oito toneladas de material reciclado – papel, plástico, vidro e metal – em apenas cinco meses. Implementado pela Kimberly-Clark Brasil nas cidades de Suzano e Mogi da Cruzes (SP), o projeto teve a participação de cerca de 4.000 estudantes de 5ª a 8ª séries de escolas públicas.
O Floresta Urbana tem como objetivo orientar estudantes sobre a importância do meio ambiente e da reciclagem de materiais. Para sua realização, a Kimberly-Clark desenvolveu uma cartilha para os estudantes com informações e dicas sobre as diferentes maneiras de como contribuir para a preservação do meio ambiente. Uma outra cartilha foi criada especialmente para os professores, a fim de auxiliá-los no planejamento de suas aulas. O material traz sugestões de temas ambientais e como abordá-los com os alunos.
As escolas também receberam todo material para implantar a coleta seletiva de lixo, que é feita em parceria com a Godoy & Baptistella, empresa responsável pelo transporte do material reciclado. O material coletado vale pontos que são convertidos pela Godoy em prêmios para a escola e seus alunos, como artigos esportivos, livros, DVDs, uniformes, microcomputadores e outros.
A implantação do projeto envolve ainda a capacitação de professores. É realizado um treinamento com dicas de como abordar temas relacionados ao meio ambiente para a realidade dos alunos em sala de aula. A Kimberly-Clark também disponibiliza colaboradores para realizar palestras sobre recursos hídricos e questões ambientais da região do alto Tietê para os pais, alunos e professores.
O projeto desenvolvido tem a coordenação da APOENA Empreendimentos Sociais, empresa especializada no planejamento, na implantação e na gestão de programas de investimento social empresarial. (Informações da Kimberly-Clark Brasil)