Indígenas apresentam portal Rede Povos da Floresta a ministra no RJ
2005-12-23
A idéia de unir por meio da Internet os diversos povos da floresta – indígenas, seringueiros e comunidades quilombolas e ribeirinhas – foi apresentada nesta quarta-feira (21) à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. No Jardim Botânico (RJ), ela conheceu o Portal Rede Povos da Floresta, apresentado por representantes indígenas. O portal pode ser conferido no endereço eletrônico www.redepovosdafloresta.org.br.
De acordo com Ailton Krenak, que pertence à tribo Krenak, de Minas Gerais, e é um dos editores do Portal, o objetivo é unir especialmente os povos que vivem mais isolados, para defenderem as florestas e difundirem suas culturas.
— Nós pretendemos formar agentes ambientais, credenciados para notificar práticas de agressões ao meio ambiente e, ao mesmo tempo, criar um espaço privilegiado para divulgar a nossa cultura e trocar informações e produtos com outros povos.
Após assistir à apresentação do coral de um grupo de meninas indígenas, Marina Silva informou que para ajudar o portal, os ministérios do Meio Ambiente e das Comunicações fecharam uma parceria, em outubro, financiando a implantação de 150 pontos de conexão para Internet via satélite. A previsão é que as conexões comecem a partir de fevereiro.
Atualmente, apenas oito comunidades florestais, que integram o portal, já possuem pontos de conexão para Internet via satélite e terminais de computadores instalados, viabilizados por empresas privadas e organizações não-governamentais. E 30 comunidades já se cadastraram na página da Internet, segundo informou Ailton Krenak.
Outra ajuda para a instalação dos pontos de acesso à Internet virá da tribo indígena norte-americana Navajo, concentrada nos estados do Novo México e Arizona. Marcos Terena, articulador dos direitos indígenas na ONU - Organização das Nações Unidas, disse que foi fechada uma parceria, no mês passado, em que os indígenas norte-americanos se comprometeram em auxiliar na implantação e fazer o treinamento para a manutenção dos equipamentos de informática.
— Essa é uma parceria inédita de transferência de tecnologia entre indígenas brasileiros e norte-americanos - comemorou.
A criação de uma rede de povos da floresta começou em 1988, com a ajuda do ambientalista Chico Mendes, segundo informou Ailton Krenak.
— A Aliança dos Povos da Floresta, a princípio, englobava apenas indígenas e seringueiros, para tentarem impedir a derrubada das florestas - disse. Ailton Krenak acrescentou que no começo isso era feito com as pessoas, se expondo aos riscos, mas que hoje passou a ser feito de forma mais segura, com o auxílio da tecnologia da informática. (Radiobras, 21/12)