Partícula de fuligem impede aquecimento
2005-12-23
Observações feitas do espaço e na superfície da Terra estão confirmando um dos grandes medos relacionados ao aquecimento global: ele só tende a piorar com a redução da poluição particulada, em forma de fuligem. Os dados sugerem que o efeito resfriador dessa fuligem ajuda a segurar boa parte do aquecimento que poderia atingir o planeta.
Segundo o francês Nicolas Bellouin, um dos autores do estudo sobre o tema que sai na revista científica Nature de hoje (22), ainda não é possível relacionar os dados com um possível aumento da temperatura global. Mas a influência dos aerossóis, como são conhecidas as partículas em suspensão, pode ser maior do que se considera atualmente diz ele.
Há dois jeitos básicos de os aerossóis resfriarem o clima. No primeiro, o direto, as partículas rebatem e absorvem a radiação do Sol, impedindo que ela chegue até a superfície da Terra. O outro, indireto, se refere à influência delas sobre as nuvens -elas promovem a nebulosidade, o que também significa menos calor solar.
Bellouin e seus colegas do Met Office (Reino Unido) mediram só o efeito direto, considerado a parte menos significativa do resfriamento, e viram que é substancial. O problema é que a tendência mundial é a redução dos aerossóis, com combustíveis mais limpos - ou seja, mais calor à frente. (Folha de S.Paulo, 22/12)