Sete estados norte-americanos assinam acordo ao estilo de Kyoto
2005-12-22
Sete estados norte-americanos assinaram nesta quarta-feira (21/12) o primeiro plano do país ao estilo do Protocolo de Kyoto, que define limites legais para as emissões de gases de efeito de estufa das centrais de produção de eletricidade.
Os governadores de Nova Iorque, Nova Jersey, Delaware, Connecticut, Maine, New Hampshire e Vermont comprometeram-se a tomar medidas para reduzir as emissões de dióxido de carbono a partir de 2009.
As centrais podem instalar nova tecnologia, mais limpa, ou comprar créditos de emissões de outras empresas que reduziram as suas emissões para lá do exigido. O Regional Greenhouse Gas Initiative (RGGI) está aberto a outros Estados.
Atualmente, os Estados Unidos são o maior produtor de gases de efeito de estufa. Não obstante, em 2001 recusaram-se a ratificar o Protocolo de Kyoto sobre Mudanças Climáticas, ratificado por 156 nações, alegando que iria prejudicar a economia do país.
O RGGI foi iniciado em 2003 pelo governador republicano de Nova Iorque George Pataki. Este disse na segunda-feira (19/12) que o RGGI vai reduzir as emissões de dióxido de carbono, promover o desenvolvimento de novas tecnologias e reduzir a dependência americana do petróleo estrangeiro. (NY Times; Ecosfera, 21/12)