TV espanhola homenageia ecologista 25 anos após sua morte
2005-12-22
Quando se completam 25 anos da morte de Félix Rodríguez de la Fuente, a televisão espanhola – TVE – rende sua homenagem ao ecologista exibindo dois documentários dirigidos pela filha do naturalista. O material deve servir como lembrança da época em que a TVE tinha meios suficientes para realizar reportagens caríssimas do chamado –amigo dos animais–.
Embora agora exista na TVE uma unidade de natureza e já tenham sido realizadas algumas séries, Félix Rodríguez de la Fuente teve meios que lhe permitiram realizar excelentes séries das quais desfrutaram mais de uma geração de espanhóis.
Ontem (21/12) à noite, às 22h (horário local), foi exibido o documentário realizado sobre a vida, a obra e a repercussão do trabalho de Félix Rodríguez de la Fuente sobre a sociedade espanhola. O documentário foi dirigido pela filha mais nova do naturalista, Odile Rodríguez de la Fuente, e por Dionisio Romero, diretora-geral e diretora-gerente, respectivamente, de la fundação que leva o nome do homenageado.
Félix Rodríguez de la Fuente morreu no Alasca, em 14 de março de 1980, junto a outros dois profissionais da TVE, Alberto Mariano e Teodoro Roa, em um acidente de avião. A série de documentários é uma narração elaborada por meio de testemunhos dos que conheceram o ecologista. Para a elaboração do documentário, foram entrevistadas mais de 30 pessoas, entre amigos, colaboradores e continuadores de sua tarefa, e foram utilizadas muitas fotografias inéditas, reproduções de hemeroteca e de seu trabalho editorial, além de documentos gráficos e sonoros procedentes da TVE. (El Mundo, 21/12)