Para Banco Mundial, Brasil precisa crescer mais para superar pobreza
2005-12-22
O presidente do Banco Mundial, Paul Wolfowitz, elogiou o programa federal Bolsa Família, mas afirmou que o Brasil precisa manter o crescimento econômico para reduzir a pobreza no país. Wolfowitz encerrou ontem (21/12) sua visita de seis dias ao Brasil, onde encontrou-se com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e observou os programas financiados pela instituição.
–Se eu tivesse que generalizar o que gostaríamos de fazer aqui no Brasil e em outros países de renda média na América Latina, diria que nosso objetivo é ajudar o país a manter o crescimento econômico, porque sem crescimento não é possível reduzir a pobreza e a desigualdade e, além disso, o fato é que 25% da população desta bela região ainda vivem na pobreza–, disse ele.
Wolfowitz afirma que, durante sua visita, testemunhou –o progresso feito pelo governo na promoção do crescimento inclusivo e da redução da pobreza– e fez referência ao programa Bolsa Família.
Ele disse que o Banco Mundial é apenas um –parceiro minoritário– nos esforços do governo para reduzir a pobreza e que –depende do governo e dos brasileiros de continuarem a buscar os caminhos para tratar de algumas dessas questões–. (FSP, 20/12)