Busti quer recorrer ao Tribunal de Haia para impedir instalação de papeleiras
2005-12-21
O governador da província argentina de Entre Ríos, Jorge Busti, cogitou ontem (20/12) a possibilidade de recorrer ao Tribunal Internacional de Haia para impedir a instalação de duas plantas processadoras de celulose na cidade uruguaia de Fray Bentos. –Creio que existe uma questão litigiosa que faz com que a Argentina acione o Tribunal Internacional de Haia–, assinalou o mandatário, ao rechaçar o último estudo ambiental sobre o empreendimento, difundido ontem (20/12), em Washington.
O informe preliminar, elaborado pela Corporação Financeira Internacional (CFI) do Banco Mundial (BM), assinala que o projeto de instalação de duas papeleiras – a cargo da empresa finlandesa Botnia e da espanhola Ence – cumpre os requisitos técnicos ambientais. Porém, em outro trecho do texto, reconhece que, –em raras ocasiões–, as plantas poderiam emitir gases com mau odor.
–Lutamos com uma espada de madeira contra alguém que nos aponta com uma pistola, mas seguimos lutando no marco do direito e da mobilização para consicentizar sobre o impacto ambiental negativo que teria a instalação dessas duas plantas papeleiras–, acrescentou Busti. (Clarín, 20/12)