Japão cria bateria de gel de 1 milímetro
2005-12-21
A empresa japonesa NEC criou uma bateria leve e flexível que tem apenas um milímetro de espessura. Ela é chamada Bateria Orgânica Radical (ORB) e é feita à base de um gel de plástico. O gel permite à bateria ser muito maleável. As ORBs podem começar a ser incluídas em cartões inteligentes, microcomputadores de vestir no corpo e papéis inteligentes.
Atualmente, a bateria, quando em formato de cartão, pode ser recarregada por um leitor de cartões em 30 segundos. De acordo com a NEC, a nova bateria é ecologicamente correta, já que na sua produção não são usados produtos químicos poluentes que costumam estar em outras baterias recarregáveis.
As Baterias Orgânicas Recarregáveis têm um grande potencial quando combinadas com etiquetas de Identificação por Frequência de Rádio (RFID) – pequenos microchips que carregam informação de identificação presa a uma pequena antena.
As etiquetas RFID estão começando a ser usadas para rastrear items ao longo da cadeira produtiva – desde a linha de montagem até as lojas.
–A criação de uma etiqueta inteligente ativa – uma etiqueta fina que transmite um sinal, em vez de apenas refletir de volta energia ao leitor – poderia resolver muitos dos problemas de leitura de sistemas como os usados hoje–, disse Mark Roberti, editor do RFID Journal. –Você poderia colocar uma etiqueta dessas numa lata de Coca-Cola, no meio de um engradado, e poder lê-la. Isso não seria possível com etiquetas passivas, porque a energia do leitor é bloqueada pelo metal–, explica.
Ainda há, porém, algumas preocupações sobre os riscos à saúde dessas etiquetas, devido às suas emissões de freqüências por meio de antenas. (BBC, 20/12)