Vazamento de esgoto polui praia da Joaquina
2005-12-21
Um vazamento de esgoto está poluindo a praia da Joaquina, no Leste da Ilha de Santa Catarina. Há 15 dias a bomba que leva o esgoto da praia até a Estação de Tratamento da Casan, na Lagoa da Conceição, está saturada.
O transbordamento pode ser visto na faixa de areia da praia. Para não ter a caixa coletora com vazamento durante o dia, alguns comerciantes despejam o esgoto no mar, durante a madrugada.
A situação se reflete na queda de movimento nos restaurantes. Um dos comerciantes reclamou que já perdeu cerca de 50% de sua clientela.
— O turista está vindo simplesmente para conhecer a praia, mas não fica para o banho e muito menos para fazer um lanche - disse.
Há quatro anos, sete comerciantes em conjunto com a prefeitura, construíram uma estação de tratamento na Joaquina. Mas desde o ano passado nenhuma manutenção foi feita, segundo os empresários.
A bomba recebe o esgoto de sete pontos comerciais e dois hotéis e está com 30% de sua capacidade em atuação.
— Todo dia tem um vazamento. Tenho medo é que durante a temporada, o reservatório estoure em direção à praia – disse o proprietário de um restaurante.
Além do forte odor, os comerciantes reclamam que nenhum órgão municipal mostrou interesse em resolver o problema.
O responsável pela Vigilância Sanitária da Capital, Edeoníldio de Souza, alegou que não tinha conhecimento desta situação.
Ele disse que iria solucionar o problema e que investigaria os responsáveis por jogar o esgoto no mar. (Diário Catarinense, 20/12)