Fábrica russa apresenta elevado grau de contaminação radioativa
2005-12-20
Pesquisadores detectaram um grau de contaminação centenas de milhares de vezes acima de níveis considerados seguros nas dependências de uma fábrica desativada em Grozny, na república russa da Chechênia. A informação foi divulgada no sábado (17/12).
Não ficou claro qual a fonte radioativa mantida na fábrica, mas promotores locais informaram que ela representa uma séria ameaça para qualquer pessoa que circule perto do local.–Isto é, acima de tudo, uma nova ameaça à população, porque a liderança da empresa e agentes governamentais locais não adotaram as medidas necessárias para isolar o isótopo–, disse o promotor checheno Valery Kuznetsov, em entrevista à rede NTV.
Quase toda a localidade de Grozny foi destruída por bombardeios russos, entre 1999 e 2000, quando tropas russas marcharam sobre a região para reassumir o controle sobre os separatistas rebeldes, que ainda atacam tropas e a Polícia, diariamente.
Antes um centro industrial poderoso, as fábricas de Grozny agora são apenas um amontoado de sucata – muitas delas servem para depósito de armas de fogo. Outros oficiais chechenos não quiseram comentar a presença do material radioativo, identificado pelos promotores como Cobalto-60 – uma variação do cobalto utilizada como fonte de radiação para processamento de alimentos, bem como em hospitais. Segundo eles, os níveis de radiação no local estão 58 mil vezes acima dos níveis considerados normais.
(Planet Ark, 19/12)