Natal está prejudicando meio ambiente, diz entidade australiana
2005-12-20
O Natal está prejudicando o meio ambiente, disse um relatório da Fundação de Conservação Australiana. O relatório, entitulado O Preço Oculto do Natal calculou o impacto ambiental dos gastos com livros, roupas, bebidas alcoólicas e utensílios elétricos.
Cada dólar australiano gasto em novas roupas e presentes consume 20 litros de água e utiliza 3,4 metros quadrados de solo no processo de produção, informou o relatório.
No Natal passado, os australianos gastaram 1,5 bilhão de dólares australianos (1,1 bilhão de dólares) em roupas, que utilizaram mais de meio milhão de hectares de terras para serem produzidas, revelou.
— Se sua conta bancária está sendo prejudicada devido à pressão das compras de Natal, leve em consideração nosso conceito sobre meio ambiente - afirmou em comunicado Don Henry, diretor-executivo da fundação.
O relatório alegou que presentes como aparelhos de DVD e cafeteiras geraram 780 mil toneladas de poluição causadora do efeito estufa, mesmo antes de desembrulhados e usados. (Uol Notícias, 15/12)