Palhoça (SC) terá fórum sobre lixo urbano
2005-12-19
O município de Palhoça, na região metropolitana de Florianópolis, deverá ter fórum municipal para discutir a questão do lixo. Entidades comunitárias, empresas, alunos e professores da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) se reuniram anteontem, dia 15, para formar uma comissão que incentive a gestão sustentável dos resíduos sólidos da cidade. Algumas das metas do fórum seriam a erradicação do trabalho infantil, a destinação adequada dos resíduos sólidos, a inserção social dos catadores de lixo e a recuperação de áreas degradadas.
A Unisul foi escolhida pelos participantes da reunião para ser responsável pela organização e criação do Fórum Municipal do Lixo de Palhoça.
— A universidade pode ser parceira na execução e nas atividades desenvolvidas ao longo do processo - disse o coordenador do curso de engenharia ambiental, Carlos Henrique Orssatto. Uma das grandes preocupações do curso é com o processo avançado de devastação do manguezal.
A iniciativa de criar um fórum do lixo partiu de Carlos Rogério da Silva, aluno do curso de engenharia civil da Unisul. Carlos estava preocupado com a necessidade de discussão sobre o destino e os grandes problemas do lixo na sua região.
Segundo as entidades participantes, a coleta seletiva reduz o desperdício do lixo, e conseqüentemente das infâncias perdidas pelos catadores mirins, que no Brasil são mais de 45 mil. Cada pessoa produz, durante toda sua vida, uma média de 25 toneladas de lixo. Poucos municípios brasileiros têm sistema oficial de coleta seletiva, e cabe aos catadores a função da coleta informal, afirmam os participantes do fórum. (A Notícia, 17/12)