Polícia apreende mais de 200 aves em viveiros clandestinos em São Paulo
2005-12-19
Viveiros clandestinos de aves foram localizados neste sábado em Campinas (95 km de São Paulo). No total, 201 canários-da-terra e curiós, que estão ameaçados de extinção, foram apreendidos. Muitos teriam sido soltos quando os criadores perceberam a presença dos policiais. Dois homens foram detidos, mas devem responder ao processo em liberdade.
Os policiais foram verificar denúncia de que existiam viveiros clandestinos em dois imóveis pertencentes ao mesmo dono, que está foragido. Grande parte dos pássaros recuperados estava em um deles, aparentemente abandonado.
Para entrar no segundo, porém, os policiais precisaram solicitar um mandado de busca e apreensão à Justiça. Enquanto aguardavam pela emissão do documento, eles viram dezenas de pássaros serem soltos.
Dentro do imóvel foram encontrados viveiros vazios e abertos, abastecidos com água fresca e alimento, além de caixas de papel e madeira usadas no transporte ilegal de animais.
Foram apreendidos, ao todo, 111 canários-da-terra e 73 curiós. Outros dez canários e nove curiós foram encontrados mortos. O caso será registrado no 4º DP da cidade. (Folha Online, 17/12)