Laranjas excedem limite de pesticidas na Inglaterra
2005-12-19
Casquinhas de laranja são gosto ao Natal – temperando um banquete festivo com tortas e vinhos e outras iguarias. Mas um monitoramento oficial publicado na semana passada mostra que a laranja contém um perigo potencial.
Auditadas pelo Comitê de Resíduos de Pesticidas do Governo, foram encontradas nelas quantidades preocupantes de pesticidas. Muitas das substâncias químicas detectadas são suspeitas de causar câncer e provocar outros efeitos nocivos à saúde. Cerca da metade delas já teve seu uso banido da Grã-Bretanha. Dois dos pesticidas – carbofuran e Metidation, banidos da Grã-Bretanha – são classificados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como altamente perigosos.
O carbofuran – encontrado acima dos limites considerados perigosos para crianças – é reportado como nocivo aos sistemas nervoso e reprodutivo e de causar dor de cabeça, suor, náusea, diarréia, dores no peito, visão embaraçada, ansiedade e fraqueza muscular generalizada.
O metidation – encontrado em níveis excessivos em criança abaixo de 14 anos na Europa – é suspeito de causar câncer, podendo também ocasionar náusea, vômitos e diarréia, além de dores estomacais.
Um terceiro pesticida banido, o Fention, que é classificado como moderadamente perigoso pela Organização Mundial da Saúde (OMS), também foi detectado como tendo ultrapassado limites seguros em crianças abaixo de 14 anos.
Laranjas importadas do Egito pela Inglaterra também mostraram conter diazinon e Dimetoato acima dos limites legais. Esta última substância é reportada como possível carcinogênico. (The Independent, 18/12)