Explosão atinge perímetro de central nuclear da Rússia
2005-12-19
Uma explosão foi registrada no perímetro da central nuclear de São Petersburgo no noroeste da Rússia, mas longe dos reatores, e não provocou um aumento da radioatividade, informaram, na sexta-feira (16/12), autoridades locais. Três pessoas ficaram feridas.
–A explosão aconteceu nesta quinta-feira (15/12) em uma empresa que fica longe dos reatores e não afetou o trabalho da central. Não se comprovou nenhum aumento da radioatividade–, declarou o porta-voz da Agência Federal de Energia Atômica, Nikolai Chingarev.
Em São Petersburgo, Vladimir Vorobiev, diretor da representação regional do Ministério de Situações de Emergência, disse que a explosão aconteceu na empresa Ecomet, na cidade de Sosnovyi Bor, onde fica a central, –mas não no perímetro da central–.
A central nuclear de São Petersburgo, inaugurada em 1973, está equipada com quatro reatores RBMK-1000 do mesmo tipo que o de Chernobil (Ucrânia), cuja explosão no dia 26 de abril de 1986 foi o pior acidente nuclear da história. (AFP, 16/12)