Sobe para 47 o número de mortes por chuvas e deslizamentos no Vietnã
2005-12-19
As autoridades vietnamitas registraram até este domingo (18/12) 47 mortos na região central do país por causa das inundações e deslizamentos de terra, após duas semanas seguidas de fortes chuvas. Seis pessoas estão desaparecidas.
Entre as últimas vítimas encontradas estão nove operários soterrados na noite de quinta-feira (15/12) na província de Khanh Hoa, por um deslizamentos de terra em uma zona montanhosa onde trabalhavam na construção de uma estrada.
–Os operários estavam dormindo em uma barraca quando aconteceu o deslizamento–, confirmou Ngo Vinh Thong, do departamento de controle de inundações de Khanh Hoa, 1.270 quilômetros ao sul de Hanói.
Segundo Thong, a província de Khanh Hoa, com 29 mortos, foi a mais castigada pelo temporal que afetou quatro outras províncias do país asiático.
As intensas chuvas também deixaram, até agora, sete mortos e quatro desaparecidos na província de Dinh Binh (1.065 quilômetros ao sul de Hanói), outros sete mortos e um desaparecido em Phu Yen (1.150 quilômetros) e quatro mortos e outro desaparecido em Quang Ngai (cerca de 890 quilômetros).
O comitê nacional para inundações informou neste sábado que os danos materiais foram calculados em US$ 9,2 milhões. As chuvas afetaram 5.550 casas e milhares de hectares de plantações.
O comitê acrescentou que centenas de soldados foram enviados às províncias da região central para ajudar na reconstrução das casas.
O centro meteorológico nacional prevê que as chuvas, que normalmente vão até outubro, continuarão neste fim de semana. (EFE, 18/12)