Casas espanholas consomem 40% mais energia que as similares francesas
2005-12-16
Uma casa na Espanha consome 40% a mais de energia do que uma similar construída na França, debido a que, na Espanha, –abandonou-se totalmente a prioridade do isolamento e da racionalização energética–, disse o secretário-geral para a Prevenção da Contaminação e da Mudança Climática espanhol, Arturo Gonzalo Aizpiri.
Segundo ele, este fato – é especialmente grave– quando a Espanha inicia neste ano a construção de 800 mil casas. O secretário deu estas informações ao participar das jornadas Estratégias práticas a favor do clima, nas quais foi anunciado que o Ministério da Habitação aprovará, em breve, o Código Técnico de Edificação.
O código trornará obrigatória a aplicação das novas edificações de eficiência energética, racionalização e uso de energias renováveis em um país como a Espanha, onde as casa são construídas em maior número do que na França, na Alemanha e na Itália juntas, afirmou Aizpiri.
As medidas bioclimáticas nos novos edifícios são uma das propostas para frear a mudança climática, assunto tratado nas jornadas que ocorrem até esta sexta-feira (16/12) no Auditório de Zaragoza, organizadas pela Rede Espanhola de Cidades para o Clima e pela Federação Espanhola de Municípios e Províncias (FEMP), da qual participam 200 especialistas.
(El Mundo, 15/12)