RS cria o Parque Estadual da Quarta Colônia
2005-12-16
A 23ª unidade de conservação do Rio Grande do Sul será criada com o decreto que o Governador do Estado Germano Rigotto assina nesta sexta-feira (16), às 13h45min, na Câmara de Vereadores do município de Ivorá.
O Parque Estadual da Quarta Colônia está localizado nos municípios de Agudo e Ibarama, Região Central, e tem área de 1.847,90 hectares. Sua implantação está vinculada ao cumprimento de uma medida compensatória devido à instalação da Usina Hidrelétrica de Dona Francisca, no médio curso do rio Jacuí, município de Agudo. O Termo de Compromisso entre o Governo do Estado e o Consórcio Dona Francisca foi assinado em 5 de junho de 2001. À época, a compensatória previa recursos de mais de um milhão de reais, que serão atualizados.
A criação desta unidade de conservação tem por objetivo garantir a proteção integral dos recursos naturais de uma amostra da mata típica daquela região. Depois de assinado o decreto, o Parque será administrado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), que deverá realizar estudos e pesquisas para a elaboração de seu plano de manejo, além de instalar a sede administrativa do Parque e planejar projetos de educação ambiental.
O Sistema Estadual de Unidades de Conservação (SEUC) define os Parques Estaduais como áreas de domínio público com os objetivos básicos de preservação de ecossistemas naturais, realização de pesquisas científicas, de atividades de educação ambiental, de recreação, de contato com a natureza e de turismo ecológico.
(Com informações da Sema)