International Paper investe em parceria florestal no MS
2005-12-15
A International Paper intensificou neste ano o programa de parcerias florestais em Três Lagoas (MS), que teve início em 1996. O programa oferece uma nova alternativa para as propriedades rurais ao mesmo tempo em que contribui para o meio ambiente. Na região, que era quase exclusivamente voltada para a pecuária, diversos fazendeiros já visualizaram no programa uma nova fonte de renda. Além disso, em todas as parcerias são demarcadas áreas de reserva legal e preservação permanente.
Em 2005, as parcerias foram responsáveis pela regularização de uma área total de 1.400 hectares de reserva legal. Para o próximo ano, esse número deve chegar a 3.400 ha, além das Áreas de Preservação Permanente.
Só neste ano, foram fechados 7 mil hectares para as parcerias, contra 2.900 acumulados até o ano passado. A projeção é que, a partir de 2006, sejam fechados 10 mil hectares de novas parcerias por ano. Ainda em 2006, está previsto o início do Programa de Fomento Florestal, no qual a International Paper fornece as mudas, empréstimo de implementos e a assistência técnica para que os produtores desenvolvam a cultura do eucalipto em suas propriedades.
A parceria florestal da International Paper em Mato Grosso do Sul visa a formação de florestas para ampliação da base de matéria-prima a ser utilizada pela futura unidade fabril da empresa e o desenvolvimento da cultura florestal entre os produtores. Os gastos com implantação e manutenção da floresta são de total responsabilidade da International Paper e convertidos em percentual de madeira em favor dela. Também é garantida a compra do volume de madeira pertencente ao produtor, a preços de mercado. Os custos de corte, carregamento e transporte são da empresa. (ADS Assessoria de Comunicação, 14/12)