Ministro diz que Amazônia terá R$ 30 milhões de fundos de ciência e tecnologia em 2006
2005-12-15
Em entrevista coletiva de rádio nesta quarta-feira (14), o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, disse que a Amazônia contará com cerca de R$ 30 milhões de fundos setoriais em 2006.
— Não são recursos suficientes para toda a questão da Amazônia, mas são razoáveis, eles dão para fazer muito mais do que se fazia - afirmou. O montante inclui o Fundo para a Amazônia (CT-Amazônia) e recursos de ações transversais (que compreendem mais de uma área) em ciência e tecnologia.
Segundo o ministro, esses recursos serão aplicados nas três instituições que o ministério mantém na região: Museu Paraense Emílio Goeldi, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. A intenção, explicou, é que a verba seja utilizada na formação e qualificação profissional.
— Nós estamos aguardando a apresentação de um projeto mais substancial que propõe formação de recursos [humanos] para a Amazônia. Essa formação de recursos vai ser feita tanto nas instituições da região quanto outras instituições de outras regiões, mas que têm programas que são importantes - disse.
Rezende disse, ainda, que com a definição de ações transversais entre os fundos setoriais existentes será possível aportar recursos para vários programas. A entrevista foi coordenada pela Rádio Nacional, com a participação de mais dez emissoras de todo o país. (Agência Brasil, 14/12)