Gerentes aprovam Conferência Nacional de Meio Ambiente
2005-12-15
Mesmo terminando oficialmente ontem (13), a II Conferência Nacional de Meio Ambiente atravessou a madrugada e só concluiu os trabalhos da plenária final hoje às 8h da manhã. As propostas que foram votadas nesta plenária fazem parte do texto-base final da II CNMA que vai nortear a Política Nacional do Meio Ambiente.
— Os delegados foram firmes e muitos ficaram até acabar - disse Marino Gonçalves, gerente do Ibama na Paraná. — Achei muito bom o nível de participação nas conferências estaduais e regionais e, conseqüentemente, na nacional - completa.
Além da participação efetiva de alguns delegados que ficaram até de madrugada debatendo e votando, outro ponto positivo da II CNMA foi a representatividade das delegações.
— Vários setores como empresarial e grupos indígenas tinham representantes tanto na conferência estadual quanto na CNMA, as delegações foram bem diversificadas - observou Paulo Maier, gerente do Ibama no Mato Grosso. Elogiou-se também o trabalho de síntese das propostas feito pelas equipes de relatoria.
A II CNMA termina tendo contribuído na formação de um processo aberto de discussão com a sociedade sobre questões ambientais, como alertou a ministra Marina Silva ainda durante a abertura do evento. O pedido da professora cearense Maria Dolores Feitosa, 81 anos, de Itauá, arrancou aplausos dos presentes na também na abertura:quero que nos integrem nessas ações, queremos participar de um futuro melhor.
— A II CNMA foi importante pela consolidação de um processo. Independentemente de governo, a sociedade civil e os demais setores vão continuar conduzindo esse processo. Estamos nos despedindo, mas com gostinho de saudade, em 2007, tem mais - disse Maier. (Ibama, 14/12)