Polícia Federal prende grupo suspeito de tráfico de animais
2005-12-15
A PF (Polícia Federal) afirma ter desarticulado nesta quarta-feira uma organização de traficantes de animais silvestres que agia no país. Nove pessoas foram presas - o total de mandados expedidos - e cerca de 2.000 aves foram apreendidas em diversos Estados.
Segundo a PF, a quadrilha operava na captura, intermediação, compra e venda de animais, que eram negociados no país e no exterior, e no tráfico de animais vindos da Argentina.
De acordo com as investigações, o grupo atuava no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Paraná, em São Paulo, em Minas Gerais e na Argentina.
A operação, batizada de Trinca-ferro, foi realizada em conjunto com o Ibama e o Comando Ambiental da Brigada Militar do Rio Grande do Sul.
Investigações
As investigações começaram em março, no município de Santa Rosa (RS), a partir de levantamentos realizados pelo 3ª Companhia de Polícia Ambiental da Brigada Militar.
A investigação passou a ser coordenada pela Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Meio ambiente e Patrimônio Histórico da Superintendência Regional, com suporte das delegacias de repressão a crimes contra o meio ambiente e o patrimônio histórico dos Estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais, e da Delegacia da Polícia Federal de Santo Ângelo (RS). (Folha Online, 14/12)