Greenpeace inagura sede moderna em Buenos Aires
2005-12-15
Já está funcionando na Rua Zabala, 3873, no charmoso bairro Chacarita, em Buenos Aires, a mais nova sede do Greenpeace. A base de operações da ONG está em um edifício reciclado que, em cada detalhe, mostra-se ambientalmente amigável. Em duas plantas amplas e iluminadas, a ONG detém o título de pioneira na América Latina em suas últimas tendências de construção: edifícios saudáveis, onde de pratica o consumo responsável.
O prédio tem janelas com cristais isolantes, o que melhora a climatização interna. O ar-condicionado é o chamado Greenfreeze, uma inovação de patente livre que algumas empresas já adotaram, como é o caso do fabricante da geladeira que está na cozinha da nova sede da ONG.
A pintura do prédio é isenta de metais pesados, os pisos, cabos e canaletas estão livres de PVC. A madeira das mesas e dos bancos vem de bosques com certificação ambiental (FSC), e o desenho dos materiais usados na construção cumprem as normas do ambientalmente correto.
–Cuidamos para que a transição não tivesse impacto ambiental, desde os materiais que descartamos até o modo de produzi-los–, afirma Leo Lotopolsky, que atuou no projeto arquitetônico da nova sede. (Clarín, 15/12)