Solo de Nova Orleans oferece perigo
2005-12-15
Um novo estudo detectou que algumas vizinhanças de Nova Orleans, nos Estados Unidos, estão cobertas com camadas de sedimentos contendo teor de chumbo acima das concentrações consideradas apropriadas para a preservação da saúde humana. A substância oferece grande perigo a crianças pequenas que brincam nessas áreas, afirma Steven M. Presley, toxicologista da Universidade Tecnológica do Texas, que liderou o grupo que fez pesquisas no solo local.
Os riscos poderiam ser reduzidos se a substância não secasse e se pudesse se transportada do local, por meio de uma descontaminação. –Esses níveis não são astronômicos. Não é um perigo insuportável. Mas informamos ter encontrado níveis que excedem as faixas normais para a manutenção da saúde human–, afirma Presley, cujo estudo está para ser divulgado no Environmental Science & Technology, do website da Sociedade Americana de Química.
O grupo amostrou 14 sítios, 12 dos quais dentro dos limites da cidade. Em dois, o nível de chumbo estava acima do normal numa concentração de 400 partes por milhão, levando a Agência de Proteção Ambiental (EPA) a considerar a questão como de alta prioridade.
Também foram encontrados elevados níveis de arsênico em vários canais orgânicos, como pesticidas, também detectados no Canal Industrial. Presley disse não estar surpreso porque o local funcionou como uma espécie de gargalo ou funil para a água que vazou dos esgotos com o furacão que se abateu sobre a cidade, no final de agosto último. (Washington Post, 14/12)