Governo português recolhe combustível que vazou de navio
2005-12-14
A Secretaria Regional do Meio Ambiente e do Mar de Portugal está coordenando a limpeza do combustível derramado pelo navio porta-contêineres CP Valour, que está encalhado junto à ilha açoriana do Faial desde sexta-feira (9/12) da semana passada.
A secretária regional Ana Paula Marques adiantou que estão envolvidos homens e meios de vários departamentos governamentais na limpeza do areal onde, no sábado (10/12), vazou uma pequena quantidade de combustível do CP Valour.
O armador do navio já contratou uma empresa privada, que vai também participar na operação de limpeza, acrescentou Ana Paula.
A mancha de poluição, circunscrita entre o navio e a costa, está sendo monitorada pelo Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, que já recolheu várias amostras de combustível. A responsável acredita que, com estes meios já no terreno, a remoção do material poluente vai ser bem sucedida, num processo que deverá ser –relativamente rápido–.
Ana Paula confirmou a chegada, na segunda-feira (12/12) à tarde, de um avião militar C-130 com mais meios para o combate à poluição.
O rebocador oceânico Fortiy Krylov, com características próprias para este tipo de operação, fez ontem (13/12) uma segunda tentativa para desencalhar o navio, que continuava ao início da tarde sensivelmente na mesma posição.
A bordo continuam os 21 tripulantes, que serão resgatados pelas autoridades militares caso haja um pedido do comandante do CP Valour, um cargueiro com bandeira de Bermudas.
O porta-contêineres, que seguia do Canadá para Espanha, encalhou junto à baía da Ribeira das Cabras depois de ter tentado fundear na zona. (Ecosfera, 14/12)