Governo da Califórnia planeja extensão da energia solar
2005-12-14
Agentes reguladores do Estado da Claifórnia, nos Estados Unidos, revelaram ontem (13/12) um doa mais ambiciosos planos do país para expandir o mercado de energia solar, propondo oferecer mais de US$ 3 bilhões em abatimentos ao consumidor ao longo da próxima década.
Ambientalistas afirmam que a Iniciativa Solar da Califórnia poderia ajudar a reduzir custos com a energia solar, criando empregos e reduzindo as emissões de gases de efeito estufa, causadores do aquecimento global.–Com o preços da energia em alta e a poluição do ar continuando, este é exatamente o tipo de iniciativa de que a Califórnia necessita–, afirma Bernadette Del Chiaro, defensora de energias limpas da Ambiente para a Califórnia. –A partir disto, vamos ter um art mais puro, energia solar a preços compatíveis e recuperação da liderança mudnial da Califórnia na produção de energia solar–, acrescenta.
Conforme o plano, serão instalados painéis para a produção de três mil megawatts de energia solar para 1 milhão de lares, estabelecimentos de negócios e prédios públicos, no prazo de 11 anos. Os cinco integrantes da Comissão de Instalações Públicas de Energia devem votar o plano no próximo mês, após um período aberto de 30 dias para comentários. (ABCNews, 14/12)