A dimensão da qualidade de água: avaliação da relação entre indicadores sociais, de disponibilidade hídrica, de saneamento e de saúde pública
2005-12-14
Resumo: O processo de implementação do novo modelo brasileiro de gestão de águas instituído em âmbito nacional pela Lei 9.433/97, somente poderá ser avaliado positivamente se resultar em avanço nas questões relativas à qualidade das águas naturais. Assim, ganham especial importância as demandas específicas dos setores ambiental e de saneamento, as quais não podem mas ser negligenciadas no planejamento do aproveitamento hídrico.
O presente trabalho buscou, a partir da comparação da relação de indicadores de disponibilidade hídrica e de saneamento com indicadores sociais e de saúde, destacar a importância da dimensão da qualidade da água na gestão dos recursos hídricos. Constatou-se a condição de vida das populações é melhor retratada pela abrangência dos serviços de água e esgoto do que pelas reservas hídricas medidas em termos meramente quantitativos.
Instituição: Agência Nacional das Águas.
Autor: Paulo Augusto Cunha.
Contato: (61) 2109 5162 ou e-mail: plibanio@aol.com