População do lince ibérico chega a apenas 200 exemplares na Espanha
2005-12-13
Há duas décadas, um estudo sobre a distribuição do lince ibérico na Espanha, onde se concentram 95% dos exemplares, estimava que o número de animais oscilaria entre mil e 1,2 mil exemplares. Desde então, a situação agravou-se ao ponto de que a população total, hoje, não chega aos 200 exemplares, e segue diminuindo, apesar dos projetos de repovoamento.
Até agora, os cientistas apenas detectaram indícios claros da presença de linces en Doñana, Sierra Morena oriental (principalmente em Andújar e Cardeña) e na Sierra Norte de Sevilla (Sierra Morena central), embora apenas tenham encontrado provas evidentes da reprodução em Doñana e Andújar-Cardeña.
Segundo dados apresentados pelo pesquisador Francisco Palomares, da Estação Biológica de Doñana do Centro Superior de Pesquisas Científicas e um dos maiores especialistas internacionais em linces, o felino mais ameaçado do mundo enfrenta dificuldades de sobrevivência na Espanha, apesar dos esforços de conservação que são realizados em algumas zonas.
Na Reserva Biológica de Doñana, por exemplo, foi colocado em ação um projeto experimental, único no mundo, que pretende a recuperação das espécies de lince por meio de diferentes medidas, entre elas programas de alimentação suplementar - consistentes com a construção de recintos onde se possam soltar presas vivas para que sejam capturadas pelo linces. (El Mundo, 12/12)