Ministro alemão quer repensar o papel da energia nuclear
2005-12-13
A energia nuclear deveria ter seu papel na produção de eletricidade na Alemanha no futuro, segundo o ministro alemão da Economia Michael Glos afirmou em um jornal, em entrevista dada no domingo passado (11/12), conclamando para que sejam revistos os planos que visam ao fechamento dos reatores nucleares naquele país.
–Precisamos de um amplo mix de energia que garanta o abastecimento a baixos preços–, disse Glos ao jornal Frankfurter Allgemeine Sonntagszeitung. –Não faz sentido para nós comprar eletricidade produzida por reatores nucleares de vizinhos, sem nos voltarmos totalmente para nós mesmos–.
Os conservadores alemães e os Social Democratas (SPD) concordaram que há controvérsias sobre os méritos da energia nuclear em sua coalizão de governo formada no mês passado. Glos é membro da União Social Cristã (CSU), partido irmão dos Cristãos Democratas (CDU).
Pelo contrato de coalizão, não deveria haver mudanças na decisão tomada pelo governo do Partido Social Democrata e dos Verdes (Grüne) em 2000, os quais estabeleceram o fechamento gradual das usinas nucleares. Já foram fechados dois reatores. Os 17 remanescentes, que são de propriedade da RWE AG, E.ON AG e da EnBW, estão para ser fechados nos próximos 15 anos. O próximo a ser fechado, dentro de 931 dias é, segundo o Ministério do Meio Ambiente, o reator da RWE de 1.225 megawatts, denominado Biblis A.
Ma Glos disse que espera que seja repensada a questão. –Não devemos nos voltar de costas para a tecnologia do futuro–, assinalou. (Planet Ark, 12/12)