Orca é mamífero que mais sofre com poluição no Ártico
2005-12-13
As orcas, também conhecidas como baleias-assassinas, se tornaram os mamíferos que mais sofrem com a poluição no Ártico, segundo pesquisadores noruegueses. Uma nova pesquisa chegou à conclusão que as baleias agora sofrem mais contaminação que os ursos polares, que até então lideravam o ranking.
Isso porque nenhum outro mamífero ingere uma concentração tão grande de substâncias químicas fabricadas pelo homem que fazem mal à saúde.
A constatação foi divulgada nesta segunda-feira pela ONG ambientalista Fundo Mundial para a Natureza (WWF).
O Instituto Polar da Noruega realizou testes em amostras de gordura de orcas de Tysfjord, no Ártico norueguês. Os poluentes encontrados nos animais incluem pesticidas, retardantes de fogo e PCBs, ou policlorinados bifenis.
Os animais que estão no alto da cadeia alimentar são particularmente afetados pela poluição, e as baleias, assim como os ursos polares, podem refletir a saúde do ecossistema marinho da região.
Os autores da pesquisa se mostram especialmente preocupados com os retardantes de fogo, que, ao contrário de outros poluentes, ainda são vendidos legalmente.
A WWF diz que o Ártico se tornou um esgoto químico.
O grupo diz que as descobertas do instituto norueguês ilustram a necessidade de que a União Européia adote uma legislação rígida a respeito deste assunto.
Ministros do bloco se reúnem para discutir o assunto nesta semana. (BBC, 12/12)