Autoridades detectam vírus da gripe aviária em aldeias da Ucrânia
2005-12-13
O vírus H5 da gripe aviária foi detectado em 12 aldeias da Península da Criméia, na Ucrânia, informaram ontem (12/12) as autoridades desta ex-república soviética. –Temos doze aldeias nas quais foi detectada a presença da gripe aviária–, disse à imprensa o ministro de Emergências, Viktor Baloga.
As análises --realizadas em um laboratório russo-- confirmaram que o vírus é o H5, cuja variante H5N1 é letal para as aves e potencialmente perigosa para o homem e já causou a morte de pelo menos 70 pessoas na Ásia nos últimos dois anos.
O presidente da Ucrânia, Viktor Yushchenko, declarou estado de emergência nas localidades afetadas, que também foram colocadas em quarentena desde a primeira confirmação da aparição do vírus, em 3 de dezembro.
Nicola Belev, funcionário da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), afirmou que as autoridades ucranianas estão fazendo todo o possível para conter a expansão dos focos de gripe aviária.
As aves dessa região ucraniana contraíram o vírus dos milhares de pássaros selvagens que utilizam o lago de Sivash, no nordeste da Criméia, como etapa de descanso na rota de migração. (AFP, 13/12)