Aquecimento global afetará rios no final do século
2005-12-13
O aquecimento global pode afetar o volume dos rios das bacias do mediterrâneo, amazônica e da região central americana - um fenômeno que poderá ter sérias conseqüências para as cidades e a agricultura no final do século XXI, afirmaram cientistas britânicos na última quinta-feira (8/12).
Se as emissões de gases de efeito estufa continuarem aumentando, os rios de muitas regiões do mundo serão afetados no final deste século, divulgou o Centro Hadley, do Met Office britânico – o serviço meteorológico.
O estudo prevê reduções nos volumes dos rios na Europa, na África do Norte, no centro dos Estados Unidos e no norte de América do Sul, enquanto aumentarão os volumes dos rios no oeste africano, no norte da China e em regiões boreais. O informe foi divulgado durante as negociações da conferência da ONU - Organização das Nações Unidas em Montreal (Canadá) sobre a mudança climática.
Graças ao cenário industrial atual, as emissões de dióxido de carbono continuarão crescendo, gerando um aumento nas temperaturas globais de 3,4°C no final do século.
Isto terá um impacto não apenas nas chuvas e em outros aspectos climáticos, mas também na vegetação, afirmaram os investigadores.
Os cientistas também concluíram que já se pode observar um crescimento significativo do volume de seis rios da Sibéria que desembocam no Oceano Ártico (Yenisey, Lena, Ob, Kolyma, Pechora e Dvina). (AFP/ Terra, 10/12)