Filhotes de puma são encontrados em área de reflorestamento da Klabin
2005-12-12
Dois filhotes de puma foram encontrados no dia 29 de novembro numa área de reflorestamento da Klabin, empresa produtora de papéis. Os animais estavam na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba (PR), na guarda florestal Invernadinha.
Assim que foram localizados, a equipe técnica da empresa foi informada e a área, isolada para monitoramento. Os animais estavam saudáveis, segundo informações da empresa, e no dia 2 de dezembro a mãe já havia voltado para buscar os filhotes.
Em outubro de 2004, outros dois filhotes de puma foram encontrados em uma área de floresta da empresa. O procedimento foi igual e, da mesma forma, a mãe retirou os filhotes após dois dias.
A espécie é considerada ameaçada de extinção no país, devido a destruição de seu habitat natural e a caça predatória. Em parceria com o programa RHAE – CNPq (Programa de Recursos Humanos para Atividades Estratégicas em Apoio à Inovação Tecnológica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), a empresa financiou o projeto Estudo Ecológico do Puma na Fazenda Monte Alegre para fazer um levantamento sobre a presença do animal. Foram constatadas a presença de cerca de 100 pumas.
Há mais de vinte anos as florestas da empresa são estudadas, em parcerias com universidades do Paraná e de São Paulo e Organizações Não-Governamentais. A empresa afirma, por meio de sua assessoria de imprensa, que até o momento foram identificadas 559 espécies de mamíferos, aves, anfíbios, répteis e peixes. Desse total, 14 integram a lista dos animais considerados em extinção pelo Ibama. (AmbienteBrasil, 10/12)