Business Week destaca papel de brasileiro no combate à mudança climática
2005-12-12
O físico José Goldemberg, secretário de Estado do Meio Ambiente de São Paulo, foi eleito pela revista Business Week um dos 20 indivíduos mais destacadas da Terra no combate à mudança climática. Ele é o sétimo colocado do ranking, liderado pelo premiê britânico, Tony Blair, e que inclui o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger.
O cientista, de 77 anos, tem um longo histórico de atuação no setor de energias renováveis, em especial na defesa do etanol combustível e na oposição à energia nuclear. Ele é classificado pela Business Week como pai do imenso crescimento do país em biocombustíveis, em especial metanol [sic] de plantas, que fez o país reduzir pela metade suas emissões de gás carbônico desde 1975.
Goldemberg também teve um papel importante nas negociações que levaram à formulação do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo do Protocolo de Kyoto, e acaba de assinar em Montréal um acordo entre São Paulo e a Califórnia do exterminador Schwarzenegger para reduzir emissões. Chegou a ser candidato à presidência do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática), em 2002.
Outros políticos e líderes empresariais da lista são o ministro do Ambiente da Alemanha, Franzjosef Schafhausen, o prefeito de Londres, Ken Livingstone, que criou o pedágio urbano na cidade (reduzindo o uso de automóveis) e o presidente da British Petroleum, John Browne, que aumentou o lucro da empresa reduzindo suas emissões de carbono e investindo em energia renovável. (Folha de S.Paulo, 10/12)