Explosão em depósito fere 43 pessoas no Reino Unido
2005-12-12
Explosões em um dos maiores depósitos de combustíveis da Grtã-Bretanha, ao norte de Londres, registradas no início da manhã de Domingo, feriram pelo menos 43 pessoas, conforme informações da Polícia local, que investiga o que se apresentou como acidente. As explosões foram vistas a 25 milhas de distância ao sul e levantaram um clarão e nuvens espessas de fumaça.
O incidente ocorreu em no terminal de petróleo Buncefield, em Leverstock Green, perto de Hemel Hempstead, já no início de domingo (11/12). A unidade fica perto do Aeroporto de Luton Airport. Alguns residentes revelaram ter ouvido um avião sobrevoando as imediações do local antes da primeira explosão ocorrer, por volta das 6h (horário local). Mas a Polícia informou que nada sugeria ser um plano. –Tudo indica, a estas alturas, que foi um acidente–, disse Frank Whiteley, chefe da Polícia em Hertfordshire, condado onde está localizado o depósito. –Contudo, certamente vamos ficar de mente aberta, pois, com todas as investigações, ainda não podemos confirmar o que com certeza houve–.
Terroristas da Al-Qaida e de outros grupos já haviam ameaçado alvejar depósitos de combustíveis. Conforme a Polícia, apenas duas pessoas sofreram sérios ferimentos. Houve depois mais explosões, pois o local armazenava 4 milhões de galões de gasolina, diesel, querosene e combustível de aviação.
Conforme a companhia francesa Total SA, que é dona do terminal de Buncefield Oil, em joint venture com a Texaco, a causa da explosão não pôde ser imediatamente conhecida. Buncefield é o quinto maior dos 50 grandes depósitos de petróleo da Grã-Bretanha. As reservas da Total/Texaco eram estimadas em 5% do total. Conforme a Total, 400 tanques eram abastecidos diariamente no local.
A BP também tem uma unidade de abastecimento naquela área, mas ela não foi danificada pela explosão. Houve manifestações de pânico. Contudo, as companhias informaram que o racionamento seria improvável. A Associação das Indústrias de Petróleo do Reino Unido informou que estava trabalhando para atingir a demanda de outros terminais de distribuição.
Os bombeiros planejavam usar espuma para fazer cessar as chamas que se espalhava, pelo depósito e pelo parque industrial adjacente. Vinte tanques queimaram sem que a Polícia ou os bombeiros pudessem impedir. –O fogo está contido–, afirmou Whiteley, em conferência de imprensa em Hertfordshire. –Sim, é um incêndio grande e vai queimar aind por algum tempo, mas está sob controle–, reconheceu.
Uma pluma densa de fumaça elevou-se por mais de dez mil pés de altura sobre a cidade de Hemel Hempstead e podia ser vista por imagens de satélite, disse Eddy Carroll, meteorologista que atua na previsão do tempo na Grã-Bretanha. A fumaça também chegou a Londres, segundo ele. (Washington Post; The Independent, 11/12)