Vulcão prejudica crianças no sul do Pacífico
2005-12-12
Mães da Ilha de Amabe, no Sul do Pacífico, estão evacuando de um centro de erupção no Pacífico Sul, onde fumos provenientes de montanhas fizeram com que crianças adoecessem sem que houvesse remédios para tratá-las. O Monte Manaro passou, no sábado (10/12), a emitir intensamente vapores e cinzas, bem como gases sulfúricos no ar. Na realidade, as emissões começaram no último dia 27 de novembro, atingindo mais da metade da população de 10 mil habitantes da ilha.
Mais de 700 pessoas estão amontoadas em um acampamento, muitas das quais dormem no chão.–Este local não é bom–, afirma Rebecca Woi, mãe de uma criança de dois anos que apresenta sintomas como tosse e febre. –Não temos conseguido a ajuda de que precisamos, não há medicamentos de graça para a febre e a tosse e não podemos pagar por eles–, reclama ela. Autoridades locais não foram encontradas para comentar o caso.
Segundo o especialista em vulcões Morris Harrison, vários pequenos tremores sacudiram Ambae no sábado (10/12). O governo Vanuatu dispõe de dois navios para o caso de haver necessidade de evacuação daquela área. (ABCNews, 11/12)