Gripe aviária mata menino tailandês de cinco anos
2005-12-12
Um menino tailandês de cinco anos morreu de gripe aviária, disse Thawat Suntrajarn, chefe do Departamento de Controle de Doenças Transmissíveis da Tailândia, na última sexta-feira (9/12). Segundo médicos, a família do menino criava galinhas, mas demorou nove dias para levá-lo ao hospital depois de ter ficado doente.
O menino é a 14ª pessoa a morrer vítima de gripe aviária na Tailândia, onde 22 pessoas contraíram a doença. O vírus matou cerca de 70 pessoas na Ásia.
O menino vivia na província de Nakhon Nayok, na região central do país.
Os cientistas temem que o vírus causador da gripe aviária sofra uma mutação e comece a ser transmissível entre seres humanos, gerando uma pandemia.
Acredita-se que até agora todas as pessoas que morreram vítimas da doença contraíram o vírus através do contato com aves infectadas.
No mês passado, um menino tailandês de um ano de idade foi contaminado com o vírus H5N1, que mata, mas conseguiu se recuperar.
O governo da Tailândia anunciou que vai começar a produzir uma versão genérica do medicamento Tamiflu que, acredita-se, ajuda a diminuir os sintomas da gripe aviária nos seres humanos. A mais recente vítima da gripe aviária havia sido uma mulher indonésia morta na semana passada. Em meados desta semana, as autoridades disseram que uma menina chinesa de dez anos havia contraído o vírus H5N1. (BBC, 11/12)